![]() |
Eu não trocaria o Egas pelo Ipad - o meu coração não deixaria!!! |
Andava eu a navegar na net, coisa que faço quando tenho algum tempo sozinha, quando me deparo com um anúncio em que alguém propunha a troca de uma gato persa por um Ipad...
O gato persa pelos vistos só tem um ano. Um aninho e já está a ser usado como moeda de troca para um objecto?
Eu não quero saber se há pessoas que acham que há problemas mais sérios do que este (porque os há) na nossa sociedade, mas tendo eu um gatinho (neste momento o Egas tem 6 meses) esta situação não me deixou indiferente. Alías fiquei estupefacta e (mal) surpreendida precisamente pelo argumento ser o de troca com algo (objecto fútil que será ultrapassado em dois anos, dado a evolução das tecnologias) e de o gato já não ser bebé.
Com efeito, há muitas pessoas que fazem criação de gatos persas com o objectivo de os vender, é uma realidade. Tentam vendê-los quando ainda são bébes para se adaptarem melhor na sua futura casa.
Claro que há um interesse económico por trás dessa vendas, visto que a raça persa é muito popular no nosso país e também é cara.
Ainda me recordo do dia em que fomos buscar o Egas. Eu e o meu namorado pagamos por ele (não tenho problemas em admitir isso) mas também reparamos que as donas dos gatos estavam preocupadas em dar-nos indicações sobre como cuidar este tipo de gatos. Eles são uma raça sensivel que requer inúmeros cuidados, desde os olhinhos até à manutenção do pêlo. Mas o essencial que eles precisam é de "amor e carinho" - foram essas as palavras da criadora. Muita gente pensa que estes gatos são bons para "decorar a casa" mas é preciso muita dedicação e amor para com eles. São gatos muitos sensíveis ao ambiente em redor.
O que eu pretendo afirmar é o seguinte, sempre existiu o negócio compra e venda de gatos persas. Cabe a cada criador, fazer o que bem entende depois (como comprar um ipad, por exemplo) com o dinheiro que lucra nessa venda. Mas pelo amor de Deus não exponham num anúncio qual é a finalidade. Ninguém expõe a finalidade da venda de certas raças de animais (e já não estou a falar da raça de gatos persas, mas também de cães labradores por exemplo...) porque é excusado e só fica mal.
Sem comentários:
Enviar um comentário