sábado, 24 de dezembro de 2011

Memórias




Tenho memórias do meu Natal de infância.

Costumava passar o Natal numa aldeia dos arredores de Braga com a família da parte da minha mãe. A minha avó materna ainda era viva.
Não recebia muitos presentes. Nunca fui habituada a receber prendas, e actualmente faz-me confusão a "quase" obrigação de se comprar muitas prendas para as criancinhas... Adiante
A casa dos meus avós era a típica casa de aldeia, feita em pedra e com uma grande lareira rústica na cozinha larga. A lareira esta sempre acesa para aquecer do frio e também para aquecer, por exemplo água (o hábito de cozinhar na lareira foi-se perdendo com o fogão a lenha). A mesa era alterada para um sítio maior, à qual se acrescentava mais uma mesa, ou duas até, para caber toda a familia.
Na altura brincava muito com os meus primos. Comíamos aletria, rabanadas (mas ninguém bate as rabanadas da minha mãe!), mexidos e outros doces até nos fartarmos. Íamos à missa logo de manhãzinha...
Pelo que me lembro eu conseguia sentir o calor do Natal nessa altura, porque a família se reunia, tinha uma lareira acesa onde no final da noite de consoada, aqueciamos as pinhas para depois comermos os pinhões, porque era divertido estar com os meus primos...

Agora olho para trás, e parece que foi outro tempo.
Entretanto a minha avó faleceu há quase 8 anos. Cada núcleo ( a minha mãe tem mais 8 irmãos) optou cada vez mais, por celebrar a consoada em casa, só nos reunimos a sério no dia 25. E quando nos reunimos já não é a mesma coisa... Não vejo a lereira acesa, o meu avô está muito doente, não se lembra de nós, parece que está lá e não está... Eu e os meus primos somos adultos com percursos de vida diferentes.

Agora tenho um Natal diferente, nem melhor nem pior, apenas diferente. Até arranjamos um pequena tradição eu e a minha mãe: fazer os doces de Natal juntas (bem ela faz a maior parte e eu lá vou petiscando eh eh...).
Hoje ela já se antecipou, e foi tão bom acordar de manhã e sentir o cheiro a canela... Comer uma rabanada acabadinha de fazer e ver a aletria a ser preparada (ainda apanhei esta parte). De tarde esperam-me as decorações da aletria com a canela em pó e colocar nas rabanadas açucar em pó e canela... Ai!!!!!!!!!

Tenho um Natal diferente do da minha infância é certo, mas tenho um Natal confortável, junto das pessoas que eu mais amo. Não preciso da troca de prendas ou de muita gente para estar bem...
Natal é isso mesmo, desfrutar da companhia das pessoas que mais amamos!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário