quinta-feira, 24 de maio de 2012

Road trip - 1º dia

Os planos de férias foram ligeiramente alterados devido ao mau tempo que se verificou na passada sexta feira.

Tinhamos programado ir acampar logo no primeiro fim de semana para a Illa de Cíes em Espanha. Contudo, o tempo chuvoso de sexta feira demoveu-nos e começamos a procurar alternativa. Aliás, o facto de só podermos ir para a ilha de barco e só podermos voltar nas horas estabelecidas pelas companhias marítimas que faziam o transporte de e para a ilha, nos fez procurar outras opções que nos dessem liberdade de movimento quando assim nós queríamos.
A primeira paragem aconteceu ainda em Portugal, em Vila Nova de Cerveira. Localidade encantadora.
Depois, seguimos para a opção de elegemos como substituta da Illa de Cies, que foi a Illa de Arousa.
Verificou-se a primeira desilusão.
A ilha em certos ângulos parece bonita. Tem um aspecto predominantemente rochoso. Mas é um local de passagem rápida sem nada de realmente importante a assinalar. De salientar que, o aspecto em geral das cidades da costa norte de Espanha que eu já visitei não primam propriamente pela beleza e são sobretudo descaracterizadas. Falo de Vigo, Pontevedra, Villagarcia de Arousa e também a Ilha de Arousa.
Considero-me uma pessoa que gosta de observar a paisagem enquanto viajo de carro. Mas desta vez o percurso foi um bocado tedioso por não haver locais e paisagens interessantes.
Acabamos por pernoitar na ilha uma vez que já estava a ficar tarde para procurar outro poiso.
A vida noctura da ilha parecia ter parado nos anos 90 ou algo parecido. Só havia dois ou três cafés abertos e apenas uma discoteca. 
Tivemos oportunidade de falar com a dona de um café muito simpática que nos contou um pouco sobre o estilo de vida das pessoas da ilha. Achei curioso o facto de ela (uma senhora já de idade) se ter dirigido a nós, a dada altura, como "los portuguesitos".
Acho que demonstra um pouco a forma como os espanhóis nos vêem.
Ilha de Arousa

Sem comentários:

Enviar um comentário